Foi publicada, a 15 de Abril, a entrevista que concedi, enquanto Coordenador da Concelhia de Anadia da Juventude Socialista, ao Semanário da Região Bairradina; transcrevo-a:
"No concelho de Anadia não há debate de ideias"
O Museu do Vinho da Bairrada, em Anadia, foi o local escolhido para a apresentação pública dos elementos que constituem os órgãos da Juventude Socialista (JS) de Anadia; de referir que esta estrutura esteve inactiva durante três anos.
André Ferreira de Oliveira, Coordenador do Secretariado, referiu ao RB que "a JS foi retomada por imperativos de cidadania. O nosso objectivo é despertar as pessoas para os assuntos que, normalmente, não são debatidos no concelho, como o Ambiente, a Educação Sexual, as Minorias Sexuais, a Exclusão e a Cidadania".
"É necessário que as pessoas intervenham e participem activamente na criação de alternativas e que acreditem em causas", frisou.
A JS vai pautar o seu trabalho por uma forte intervenção no terreno, no sentido de auscultar as preocupações das populações e os seus nseios. "Pretendemos ter uma acção mais abrangente", afirmou.
O líder da Juventude Socialista diz que no concelho de Anadia "tem havido uma aposta na política de construção, em detrimento do factor humano".
André Ferreira de Oliveira realçou que o concelho tem 10 por cento de analfabetos, 70 por cento das pessoas têm apenas o ensino básico e a população está cada vez mais envelhecida. "Nada se tem feito para inverter esta situação, no sentido de atrair os jovens para Anadia. Assiste-se a uma deslocação de jovens para concelhos vizinhos, onde as condições são melhores", salientou.
O responsável pelos jovens socialistas diz que "há formas de o Poder Local intervir". Deixou no ar algumas medidas que poderiam ser tomadas, nomeadamente a atribuição de terrenos aos jovens para se fixarem no concelho, assim como permitir uma construção a preços controlados. Segundo André Ferreira de Oliveira "não existe uma estratégia definida no concelho em diversos sectores".
Referiu o facto da sede do concelho deixar de ter vida a partir das 19:00. "Noutros locais limítrofes a vida extra-laboral é pujante. Aqui em Anadia simplesmente não existe", frisou, acrescentando que "as actividades culturais são muito reduzidas. Existem estruturas, mas não há planos para as dinamizar e utilizar".
DEBATE DE IDEIAS É PROFÍCUO
A Juventude Socialista pretende levar a efeito, nos próximos tempos, um conjunto de acções, desde colóquios, acções de rua, até contactos com a população, no sentido de auscultar as necessidades das pessoas do concelho. No entender de André Ferreira de Oliveira, "não se pode manter a população afastada da tomada de decisões. No concelho de Anadia não há debate de ideias". A primeira acção deverá acontecer nos primeiros dias de Maio.
A questão ambiental ocupa um lugar de destaque nas propostas da JS. André Ferreira de Oliveira salientou que "Anadia tem várias falhas no que respeita ao ambiente". Uma das propostas que vão apresentar é a criação de um parque central. "Anadia precisa de um parque virado para a população", salientou o líder da Juventude Socialista. Apontou a zona do Choupal como um bom local para a criação do dito parque. mostrou-se contra a instalação do parque na zona do Complexo Desportivo. "Não faz muito sentido porque é muito periférico, o que obriga à deslocação das pessoas", adiantou.
Considerou que a par dos ecopontos "devia haver, em todas as freguesias, um oleão para a recolha dos óleos alimentares".
Na questão do Mercado Municipal de Anadia, a Juventude Socialista entende que não deve ser deitado abaixo. "Devia-se, pelo menos, manter a fachada principal", afirmou. No restante espaço, criar-se um edifício para albergar os diversos serviços públicos que estão espalhados em Anadia, nomeadamente Segurança Social, Conservatórias, Loja do Cidadão, entre outros. Devia existir ainda um piso para restauração, uma esplanada e espaço de lazer.
Anadia parou no tempo
No que respeita ao centro cívico da cidade, André Ferreira de Oliveira entende que "tem havido, nos últimos tempos, uma descaracterização total da imagem de Anadia. Devia-se aproveitar melhor o que existe. Nota-se que não existe uma estratégia".
Ao nível industrial, "registou-se uma estagnação. Anadia parou no tempo. Os concelhos vizinhos tiveram surtos de desenvolvimento muito grandes", salientou, acrescentando que "não é só criar zonas industriais, é preciso saber que tipo de indústrias se quer para o concelho".
Outra das propostas que os jovens socialistas vão propor é a criação de um Conselho Municipal da Juventude. A proposta vai ser apresentada numa das reuniões da Assembleia Municipal. Será um orgão de apoio ao Município, com competências consultivas, fiscalizadoras e promotoras, no que respeita à politica da juventude.
André Ferreira de Oliveira considerou importante que a "Assembleia Municipal e o Executivo tivessem na sua composiçao jovens". Quanto ao trabalho que irão desenvolver, assegurou que "não tem fins eleitoralistas, nem visa captar votos. Queremos apenas contribuir para que haja uma maior tolerância à diferença e despertar as pessoas para que não tenham medo de falar dos seus anseios".