segunda-feira, 28 de julho de 2008

XVI Congresso Nacional da Juventude Socialista






Uma semana volvida, debruço-me sobre ele.
Apresentei duas Moções, uma Sectorial, com o título "DECISÃO - SUPERIOR", aprovada com apenas 5 votos contra e 15 nulos entre cerca de 500 Delegados; e uma de Saudação, aprovada por unanimidade no último dia do Congresso.
A Moção Sectorial gerou um agradável debate, vindo a ser elogiada fortemente pelo Secretário responsável pela área do Ensino Superior, que enalteceu o sentido definido e a simbiose com algumas das propostas de Duarte Cordeiro na sua Moção Estratégica.
Acresce a intervenção, no ponto relativo à discussão das alterações ao Estatuto da Juventude Socialista, acerca da força impositiva da norma que prevê o pagamento de quotas pelos militantes: num nóvel Estatuto, aprovar letra morta (visto o Secretariado não desejar avançar nesse passo) parece-me vazio de conteúdo e contraproducente, prejudicando as novas normas introduzidas e alterações das existentes.
Dois dias de debate doutrinal, de contacto com Delegados de todo o país, eivados da mesma ideologia e do desejo de trabalhar em prol da população portuguesa; em que se debateu, de forma livre, assuntos que muitas vezes ficam a coberto da penumbra, como o casamento e adopção por casais homossexuais, igualdade de género, educação sexual.
Não obstante a existência de listas únicas para todos os órgãos nacionais, o Congresso não foi apenas um passeio triunfal: recorde-se a intervenção de João Pina, membro do Secretariado Nacional, que se opôs à institucionalização do sistema de quotas de género.
Uma página foi volvida: Duarte Cordeiro sucedeu a Pedro Nuno Santos; ao novo Secretário Geral desejam-se as maiores felicidades, sendo que contará com o meu contributo, não apenas a nível de congressos, no trabalho pelos jovens portugueses e o futuro de Portugal.

Sem comentários:

Enviar um comentário