segunda-feira, 13 de julho de 2009

Resultados eleitorais

O que significa "ganhar uma eleição"?
Nas Legislativas significa eleger o número de deputados à Assembleia da República superior de entre os partidos ou coligações de partidos que se apresentem ao acto eleitoral.
Nas Europeias, eleger o número de deputados ao Parlamento Europeu superior de entre os partidos ou coligações de partidos.
Nas Autárquicas?
Desde logo, ter um número de votos superior de entre os partidos, coligações de partidos ou grupos de cidadãos, refletindo-se tal superioridade num maior número de vereadores, no que à Câmara Municipal diz respeito. Em Anadia, sendo dois os partidos que os elegem, ganhar significa ter 4 vereadores.
Depois, ter o grupo parlamentar com o maior número de deputados na Assembleia Municipal; sendo 21 os deputados eleitos directamente para este orgão, ganhar significa, as mais das vezes, necessitar de eleger 11 deputados, de forma a não ficar com a acção coarctada.
Surge um factor de desvirtuação de resultados na Assembleia Municipal: os presidente de Juntas de Freguesia têm também assento neste orgão, pelo que são 36 os participantes que participam nas votações.
Ganhar as eleições autárquicas passa também por ter mais Juntas de Freguesia: sendo apenas dois os partidos que as venceram em 2005, ganhar significa vencer em 8 freguesias.
4 Vereadores, 8 Juntas de Freguesia, tendencialmente 11 deputados na Assembleia Municipal.
O partido que atingir tais resultados sairá vencedor das eleições Autárquicas do próximo dia 11 de Outubro de 2009

Sem comentários:

Enviar um comentário