quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Semanário da Região Bairradina, Artigo de Opinião Dezembro 2012

 
1. O Orçamento de Estado para 2013 viola o princípio da igualdade, o princípio da proporcionalidade, o princípio da tutela das expetativas jurídicas, o princípio do Estado de Direito, o direito à Segurança Social, a própria progressividade do sistema fiscal. O Presidente da República terá até dia 19 para suscitar a fiscalização preventiva (de normas) do Orçamento. Poucos acreditam que Cavaco Silva terá a coragem de ser coerente com tudo o que disse no Governo de José Sócrates e não se recorda de dizer no Governo de Passos Coelho; ninguém duvida que os Deputados do Partido Socialista, BE e CDU suscitarão a fiscalização sucessiva. Ninguém duvida que o OE contém normas inconstitucionais, é catastrófico e será incumprido, assentando em previsões incumpríveis e nada de bom trará em 2013 - em 2014, em 2015...
2. O Governo PSD/CDS pretende eliminar o Estado Social e dilacerar o setor público empresarial do Estado; poder-se-ia ser tentado a pensar que a sanha privatizadora, apenas para “épatar les bourgois”, seria temperada com o mínimo de transparência - engano!
Atenda-se ao processo de privatização da TAP e ANA: Portugal será, entre os Estados-Membros da UE, o ÚNICO com pura gestão privada das infra-estruturas aeroportuárias com meros intuitos mercantilistas! A TAP, maior sociedade exportadora (de serviços) de capital português, será vendida por valores irrisórios face ao raio geográfico de intervenção, com uma importantíssima quota de mercado em continentes economicamente em crescimento, maxime África e América latina, sendo que será paga com os seus próprios ativos!
O Governo, de forma desesperada, procura concluir os processos de privatização até final de 2012, de molde a tentar, mais uma vez, enganar os portugueses quanto à desastrosa execução orçamental; o desespero é tal que conseguiu que, no mesmo dia, ficassem a ser conhecidos o caderno de encargos e os potenciais vencedores de processos de privatização!
No processo de privatização da TAP existe apenas uma candidata, Synergy, liderada por German Efromovich (também líder da transportadora aérea Avianca, candidato que mudou de nacionalidade apenas para poder concorrer ao processo de privatização): beneficiará de uma das poucas jóias da coroa portuguesas, adquirindo um gigante financeiro a preço de saldo e beneficiando de dividendos futuros referentes ao real valor da empresa...
Piéce de resistance, o envolvimento de José Luís Arnauth, ex-Ministro do PSD, nos processos de privatização: foi nomeado pelo Governo assessor na privatização da TAP, a sociedade que integra assessora uma das sociedades candidatas à privatização da ANA, tendo criticado o mesmo Governo que o nomeou por se estar “a atrasar na privatização da ANA e da TAP”...
Podem os leitores dizer: pouco representará tal nebulosa situação face ao Homem do Ano de 2012, Miguel Relvas! Foi o caso Rosa Mendes (pressão sobre o Conselho de Redação da RDP para afastar o comentador que criticou a vassalagem perante a nomenclatura angolana), foi o caso das Secretas, foi o caso das nomeações (distribuindo lugares-chave no setor empresarial do Estado pelos compagnons de route), foi o caso do Público (ameaçando uma jornalista de boicote governamental ao jornal e a divulgação da vida privada daquela na Internet), foram as incessantes mentiras na AR, foi a turbo-licenciatura (fazendo cadeiras que nem sequer existiam); será que parou por aqui? Não!
Nuno Santos, antigo Diretor de Informação da RTP, diz que foi politicamente saneado pela Administração nomeada por Relvas; não tendo autorizado a exibição à PSP de imagens não editadas das manifestações, apresentou a sua demissão por “quebra de solidariedade da Administração” (tendo-a da Comissão de Trabalhadores) - a mesma (liderada por Alberto da Ponte, para quem Passos Coelho é o melhor Primeiro-Ministro de sempre...) que o constituiu arguido em processo disciplinar com vista ao despedimento apenas depois da denúncia de saneamento, quando antes entendia inexistirem sequer motivos para processo disciplinar...
Este é o Governo que tem os destinos dos Portugueses nas suas mãos. O CDS-PP, não obstante simbioticamente ligado às decisões, não passa hoje de mero figurante, diariamente desconsiderado, vexado sucessivamente pelo Primeiro-Ministro e até por figuras menores do parceiro de coligação; o PSD exige sacrifícios “custe o que custar” na Assembleia da República mas hipocritamente cria a Plataforma para o Crescimento Sustentado, clamando por crescimento económico, incentivo à criação e preservação de emprego e - espanto! - redução da carga fiscal!
Esta é a face conspurcada da política!
3. A respeito da escolha do cabeça de lista à Câmara Municipal de Anadia, o Presidente da Secção Concelhia de Anadia do Partido Socialista referiu que "vão ser os militantes que irão decidir. Haverá um debate interno para chegar a um consenso sobre esta situação".
Até ao momento não recebi (ou outros Militantes) qualquer convocatória para o “debate interno”, na forma de reunião, Plenário de Militantes e/ou Convenção Autárquica - sendo que já em Junho era dito que seriam os Militantes a decidir...
Restam duas semanas até ao final do ano: 14 dias (incluindo período natalício e de final do ano) para enviar as convocatórias com a antecedência adequada à importância vital do processo, reunir os Militantes, promover o diálogo e intervenção de todos os Militantes, autarcas socialistas e (opinião pessoal) simpatizantes socialistas; e alcançar um “consenso” - que não se compadece com qualquer pré-decisão, que não permite debates coartados da presença e intervenção de Militantes “incómodos” e que não se pode bastar com um simulacro de diálogo!
É importante o nome do cabeça de lista à Câmara Municipal do Partido Socialista; mas ainda mais definir o perfil de candidato desejado e as linhas-mestras do projeto que defenderá!
Pretende-se que o cabeça de lista tenha ideias próprias, propostas concretas a implementar para a melhoria da qualidade de vida dos Munícipes, oferecendo-lhes a tão desejada possibilidade de estabelecerem no Município o centro da suas vidas familiares, sociais e económicas;
Um candidato que não limite a ocupar a Presidência (ou Vereação), quedando-se inerte durante 4 ou mais anos no exercício de funções, num registo e discurso repetitivo, vazio, previsível; um candidato que forme uma equipa que retribua a sua escolha, independentemente de formar Executivo ou encabeçar a segunda lista mais votada, dando especial atenção à Assembleia Municipal e a prioridade à escolha das melhores pessoas para as Freguesias.
Um candidato que represente o ideal do Partido Socialista a tempo inteiro, não desconsiderando os eleitores e autarcas socialistas nos 4 anos seguintes às eleições; um candidato sem uma imagem carimbada de derrotado crónico, sem os vícios da ineptidão e inoperância, que traga uma nova filosofia de trabalho e um espírito vencedor.
Um candidato que fale a verdade, estabelecendo metas sérias para o ato eleitoral, abandonando a demagogia; um candidato não autista, que saiba recolher o melhor de todas posições dos seus pares e concidadãos, assumindo com honradez quaisquer resultados.
Mesmo com tudo o que se tem passado, ainda existem alguns Militantes, Simpatizantes e Autarcas com tais caraterísticas e com o honesto desejo de trabalhar em prol dos Munícipes.
Esperando a convocatória para o debate, faço votos para que os Anadienses não se limitem a conhecer um nome, antes fiquem a conhecer a identidade do cabeça de lista de um projeto congregador, alternativo aos últimos 36 anos de governação PSD, com os resultados à vista!
4. A todos os leitores do Semanário da Região Bairradina endereço os meus sinceros e sentidos votos de Boas Festas. 2013 será, para a grande maioria, o mais dificil ano até agora e a tendência é para piorar; mas esqueçamos os maus augúrios, saboreemos a presença de quem é para nós mais importante e acreditemos num futuro melhor!

Sem comentários:

Enviar um comentário