sexta-feira, 28 de maio de 2010

Destruição do Antigo Mercado Municipal

Começou hoje a destruição das instalações do antigo Mercado Municipal de Anadia para dar lugar ao projecto de requalificação urbana de Anadia.
Elogio o facto de Litério Marques ter acolhido algumas sugestões que dei em entrevistas e artigos de opinião; todavia, não posso deixar de criticar a eliminação pura e simples do elemento arquitectónico mais marcante do edifício: o arco de entrada.
Irá ser derrubado e mais um elemento da memória histórica de Anadia não passará de poeira.
Na minha página do facebook junto fotografias tiradas ainda hoje. Outras se seguirão, decerto!
Que dizer da hipocrisia de todos aqueles que, dizendo-se defensores do Mercado, tendo poderes para publicamente discutir a questão, nada fizeram?!

3 comentários:

  1. Eu não sou defensor do Mercado, não tenho poderes e nada fiz. E então?

    ResponderEliminar
  2. Boa-tarde, Dr. André Ferreira
    É muito forte o termo hipocrisia, direi mesmo provocatório e utilizado sem rigor. Seria mais correcto se sublinhasse que, no concelho de Anadia, ninguém tem voz a não ser a maioria absoluta que o governa. Sabe bem como têm sido (mal)tratados os deputados da oposição, representantes de cidadãos eleitores. Sabe bem como não é exercida a democracia no concelho. Sabe bem como não são ouvidos os cidadãos e respeitados os seus anseios. Sabe bem como não são motivados e implicados nos actos mais relevantes do concelho. Aliás, sabe, igualmente, bem como têm sido executadas as demolições em Anadia: sem transparência, sem visibilidade, sem auscultação prévia dos munícipes, sem sensibilidade pelo património cultural, legado pelos nossos antepassados, ícones referenciais para a construção identitária do concelho.
    No que toca ao CDS/PP de Anadia, tudo foi feito. Lembrar-se-á do projecto apresentado nos meios de comunicação social da região, nomeadamente na Região Bairradina, no Jornal da Bairrada e no Litoral Centro. Acrescento que o grito de alerta apareceu em diversos blogues, nomeadamente no do CDS/PP, no Anadia sem Gente e em tantos outros, como no do Professor Paulo Cagido e no meu. Nas suas intervenções, o CDS/PP apresentou opções no sentido de preservar o edificado do Mercado Municipal, com soluções que melhor serviriam os munícipes e o Concelho.
    Como elogia o Professor Litério Marques por ter acolhido algumas das suas sugestões, gostaria que me dissesse quais pois, pelo que nada resta, não consigo vislumbrar quais foram.
    Atenciosamente
    Maria do Céu Castelo-Branco

    ResponderEliminar
  3. O CDS-PP de Anadia, de facto, defendeu a não eliminação do Mercado Municipal; aliás, não existe qualquer referência na crítica a esta estrutura.
    A crítica foi dirigida àqueles que, afirmando-se defensores, nunca nada fizerem em consonância.
    Sugiro a leitura de meu artigo de opinião publicado na última edição do Jornal da Bairrada.

    ResponderEliminar