quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Artigo de opinião Dezembro 2011 Semanário Região Bairradina

1. O período de discussão pública do Documento Verde da Reforma da Administração Local termina, relativamente à Organização do Território, no dia 31 de Janeiro de 2012. A Assembleia Municipal de Anadia, em diálogo com as Freguesias, solicitou que até ao final deste mês aquelas apresentasem a sua posição, de forma a fazer seguir as mesmas para o poder central.
Os autarcas de Freguesia mostraram o seu descontentamento a Miguel Relvas no Congresso da ANAFRE e o Secretário de Estado da Administração Local já anunciou que até meados de Janeiro de 2012 será apresentada uma proposta de lei relativa à matéria - menos de duas semanas até ao terminus do período de discussão pública...
Integro um grupo de cidadãos que não se quis bastar com as meras diretrizes do Documento Verde e com posições redutoras e acríticas. O trabalho que levamos a cabo não pretende ser uma forma impositiva de análise do Documento Verde e suas implicações municipais, não pretendemos impôr a solução: pretende-se que seja uma ferramenta mais no diálogo acerca da reorganização administrativa que melhor poderá servir os interesses globais dos munícipes e fregueses. E para que tal suceda, estes não podem deixar de contribuir para o diálogo, intervir na discussão pública.
O movimento de redução de Freguesias é e será uma realidade; não sendo obtidas, a nível municipal, soluções de compromisso, uma solução será imposta pelo poder central - e nenhuma solução imposta por terceiros é melhor que uma solução debatida pelos próprios interessados!
O Documento Verde é uma base de trabalho: como tal deve ser vista, analisada criticamente mas de forma aberta, procurando perceber quais os seus aspetos positivos e os pontos que necessitam de melhoria para se adaptar à realidade local; é neste ponto que todos devem procurar convergir - sem atender a diferenças ideológicas e partidárias, sem inimizades locais, sem posições irredutíveis.
Esta questão tem que mobilizar tudo e todos!
O trabalho está a não muitos dias do seu final, sendo que a recolha de dados e contributos é ainda possível (através de documentoverdeanadia@gmail.com). Terminado, será facultado à análise e utilização públicas e mesmo aí será apenas mais uma ferramenta, em constante processo de melhoria.
Mais um contributo; para que cada um de nós e o conjunto possam ter um Futuro melhor.
2. Nunca, no Portugal post 25 de Abril, existiu Governo tão antiquado em termos de costumes e liberal em termos económicos. A porta à privatização dos serviços públicos foi aberta de forma escancarada, existindo hoje uma agenda existencialista ao nível da Segurança Social, precária em termos laborais e minimalista em termos de proteção pública.
Neste Domingo houve Conselho de Ministros Extraordinário, durante meio dia: Miguel Relvas, o Ministro de tudo e com tudo, anunciou que foi num Domingo pois não há tempo a perder...Meio dia depois, nem uma medida que vise estimular a economia, criar posto de trabalho e conservar os existentes, garantir um patamar mínimo de dignidade aos portugueses!
Austeridade. Mais trabalho por menos dinheiro. Desemprego. Aumento da carga fiscal. Redução de direitos sociais e laborais. Diminuição e aumento do preço de serviços públicos. É apenas esta a fórmula que o Governo apresenta; não sem que Passos Coelho revele aos portugueses que não o faz de bom grado e que o faz para que 2015 possa ter uma redução da carga fiscal!
2015...Ano de eleições!
Portugal desespera para que o Governo apresente um rumo para Portugal: não o que existe hoje, garantistico da sobrevivência redutora e caritativa. Um rumo que permita perceber que Futuro se pretende para Portugal, que os sacrifícios exigidos de forma crescente fazem sentido, que dê esperança de melhoria. Porque ela não existe! E o pântano é cada vez mais insustentável!
3. Faleceu Vaclav Havel, líder da Revolução de Veludo checoslovaca. Lutou contra a iniquidade do poder absoluto soviético, apelando à não-violência, mesmo com os tanques na rua! Um Grande Democrata. Uma Enorme perda.
4. Faleceu uma das grandes vozes da Lusofonia e da Diáspora. Rainha das mornas é redutor para Cesária Évora. Regressou à sua ilha para completar o seu ciclo. E deixar as Artes mais pobres.
5. O ano de 2011 apresta-se a terminar. 2012 será um ano extremamente difícil, o mais difícil para a minha geração e as gerações mais jovens. Os portugueses ver-se-ão perante a necessidade de fazerem incontáveis sacrifícios, em nome de um destino incerto. Não obstante, todos e cada um de nós terá que mostrar alma até Almeida e ultrapassar as adversidades que existirão.
Para todos vós, o melhor (mesmo que o possível...) 2012. E votos de Boas Festas!

Sem comentários:

Enviar um comentário