sexta-feira, 17 de abril de 2009

40º Aniversário

Faz precisamente hoje 40 anos que Alberto Martins, hoje líder da bancada parlamentar do Partido Socialista na Assembleia da República, enquanto presidente da Associação Académida de Coimbra, de capa e batina, ergueu a voz de centenas de milhares de portugueses, estudantes e não estudantes, para pedir a palavra na cerimónia de inauguração do edifício de Matemáticas, na Universidade de Coimbra, perante Américo Thomaz, então Presidente da República.
"Vossa Ex.ª, Senhor Presidente da República, dá-me licença que use da palavra nesta cerimónia em nome dos estudantes da Universidade de Coimbra?"
Thomaz abandonou o local, José Hermano Saraiva (sim, o mesmo que hoje fala de histórias...), ministro da educação, discursou entre gritos, a Democracia fez ouvir sua voz.
Alberto Martins, tratado pela PIDE, acusado e julgado por sedição, foi desterrado para a guerra que ceifou a vida de dezenas milhares de jovens portugueses.
Os "gorilas" tomaram conta da Universidade de Coimbra, por ordem do ministro da tutela.
O regime tremeu.
Caiu alguns anos depois.
Também pela coragem destes jovens que, tanto tendo a perder, assumiram no peito o desejo de milhões de portugueses: Democracia!
Fomos deixando de sentir o sopro que tantos pulmões ceifou.
Este é um singelo contributo para que esta data não se perda na poeira dos tempos.
Coimbra é a minha casa: lá estudei, comecei a minha vida adulta.
Percorri e percorro a Faculdade de Direito, a Via Latina, a Universidade e não consigo evitar sentir um arrepio na espinha. Um arrepio lindo: de orgulho pelos séculos de luta, pelas personalidades que pisaram aqueles gastas lajes.
Por Coimbra ser a Lusa Atenas.
Por ser Coimbra.
Àqueles que, há quarenta anos, se reuniram numa Magna histórica. Àqueles que irromperam pela sala na cerimónia de inauguração. Àqueles que fizeram greve aos exames. Àqueles que não tombaram no edifício que é hoje a extensão do Centro de Saúde de Celas, antiga sede da PIDE em Coimbra; que não tombaram na António Maria Cardoso, no Forte de Peniche, em Caxias, no Aljube, no Tarrafal.
OBRIGADO!
http://www.youtube.com/watch?v=IqC6H0Ry17c: vejamos, orgulhemo-nos!

1 comentário:

  1. Como não sentir orgulho...
    Como não deixar de lembrar esta data...
    Como não lembrar a luta, o grito que nos deu vida...

    ResponderEliminar