sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Autárquicas 2009

Pelas 23h59 de hoje cessa o período de campanha eleitoral para as eleições autárquicas do próximo Domingo.
Estas eleições, a todos os títulos, são bizarras e por diversas razões:
Pela primeira vez o PSD não tem listas! Lendo as palavras de José Manuel Ribeiro, Presidente da comissão política concelhia do PSD, as listas apresentadas nos Juízos de Anadia da Comarca do Baixo Vouga sob a sigla do PSD são da exclusiva responsabilidade de Litério Marques, actual Presidente de Câmara, eleito nas listas do partido de ambos.
O mesmo é dizer, qualquer que seja o resultado, será de Litério Marques!
JMR joga a segunda cartada, e esta ainda mais alta, neste longo e conturbado processo: beneficia se Litério Marques obtiver mau resultado - caso se verificasse a vitória de outro(s) partido(s) -, saindo triunfalmente legitimado juntamente com as concelhias que o apoiam (PSD e JSD) e com via aberta (ou não...) para daqui a 4 anos.
Mas JMR necessita que Litério ganhe: PSD fora do poder é jogo de roleta russa nunca visto, e arriscar tem-se mostrado penoso para JMR...
Pela primeira vez o campo político do PSD mostra-se dividido, sendo muitos os militantes que não perdoam a Litério Marques não se ter afastado e preparado a sucessão, que lhe têm uma gigantesca aversão; mas conhecemos o campo: tal como os militantes do PC quando votaram em Mário Soares nas pPsidenciais, apenas lerão a sigla, esquecerão o nome do cabeça-de-lista e colocarão a cruz no "partido da chaminé".
Esta mesma realidade é madrasta, ironia das ironias!, paras as oposições:
A CDU, após ter movido algumas dezenas de populares aquando das manifestações contra o (acertado) encerramento do serviço de urgências médicas do Hospital José Luciano de Castro, tem que melhorar a sua votação, sob pena de ter sido um epifenómeno irresponsável o encabeçamento de um movimento popular por um candidato à presidência - algo que, decerto, os munícipes não pensam...
O CDS-PP, após tão intensa e animada campanha, com tanto sound-byte, melhorará a sua votação face ao último acto eleitoral, sendo que elevou a fasquia a um ponto que se poderá mostrar sustentado: a eleição de um vereador e/ou dois deputados na Assembleia Municipal. Também menos que isto será um resultado medíocre.
Esse resultado do CDS-PP poderá ser a alavanca fulcral para um resultado que alguns bloggers anónimos apresentam como possível: perda da maioria absoluta por Litério Marques, vitória do PS.
O PS está numa encruzilhada: elevou a fasquia até à vitória, como fez há 4 anos, e esse é o único resultado possível, perante um PSD fragilizado e um CDS em crescendo. O candidato é o mesmo, o projecto é unanimemente considerado por todos os responsáveis locais do partido como de continuidade, a cúpula em peso fortificou o núcleo para transmitir essa posição. É, no fundo, um tempo de tudo ou nada!
No dia 12 de Outubro, próxima segunda-feira, serão várias as pessoas a fazer uma leitura dos resultados e a exigir responsabilidades a quem de direito.
Antes disso, desejo felicitar todos os candidatos a autarcas que foram integrados nas listas: foram convidados pelos partidos e seus dirigentes, aceitaram e, com espírito de missão (outro não é o espírito de qualquer desses candidatos), trabalharam e trabalharão quando eleitos em prol do interesse comum.
Uma mensagem especial para quatro candidatos a autarcas: José Maria, de Mogofores, pelas disputas desiguais que continua a travar durante vários quadriénios; José António Santos, candidato à Junta de Freguesia da Moita, que conheço desde criança e a quem desejo um bom resultado; Sérgio Bandeira e Arsénio Almeida, que tenho a certeza que serão bons Presidente de Junta e Presidente da Assembleia de Freguesia de Tamengos, representando uma forma de estar na política partidária e perante a sociedade que devia ser regra.
Exerça o seu direito e dever cívico: VOTE!
Independentemente do sentido, branco ou nulo. Mas VOTE!

Sem comentários:

Enviar um comentário