quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Bons sinais?

A procura de obrigações portuguesas (títulos de dívida pública a 10 anos) foi mais de quatro vezes superior ao vendido (13 mil milhões de procura, 3 mil milhões vendidos).
Portugal é, neste momento (na véspera a situação era quase diametralmente oposta, mas bastou a agência Moody referir que Portugal não partilha os problemas da Grécia, não precisando de ser ajudado ou resgatado), o país em que os cds a 5 anos mais descem (181,67, descida de 22,7), estando também em queda os cds a 10 anos .
Nos títulos da dívida pública a 10 anos, que se encontram com um spread base de 140 pontos, verifica-se que está 20 pontos acima do valor a que as obrigações dio tesouro com maturidade em 2019 apresentam.
Conclusão: Almunia, responsável europeu pela pasta das finanças, deve rever rapidamente a matéria...Mas são visíveis os prejuízos (pagar um seguro 20 mil Euros mais caro por cada 10 milhões afasta, como óbvio, mais interessados!).
Reino Unido e França subscreveram quase 40% das obrigações; seja, e mais uma vez, os colossos financeiros europeus (Alemanha na Grécia é outro sinal) voltal a sair beneficiados!

Sem comentários:

Enviar um comentário