sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Somente há 20 anos!

Há 20 anos atrás Madiba (como carinhosamente os sul-africanos tratam nelson Mandela) era libertado da prisão de Victor Verster (a terceira paragem carcerária, após Robben Island e Pollsmoor), após 27 anos de reclusão.
Hoje com 91 anos e uma saúde frágil, Mandela continua e sempre será um referente para todas as gerações, conseguindo granjear inclusive a admiração e respeito de seus antigos carcereiros e opositores.
De Klerk, co-premiado com Mandela com o Nobel da Paz, contra as palavras de seus apaniguados mas percebendo os ventos da história, abríu caminho com Madiba para o fim do regime segregacionista sul-africano, baptizado de apartheid.
Apenas vinte anos nos distam de tão marcante data: lembro-me que estava almoçando em casa de minha avó e que a emissão normal de televisão parou (penso que era o "Sting Ray"..) para mostar em directo o momento em que a multidão, exultante, acolhia o seu líder moral e espiritual.
Apenas 20 anos nos distam de um regime que impedia o acesso de não caucasianos aos melhores empregos, às condições básicas de solidariedade humana, votando-os a uma vida de completa miséria.
Muito grave é também perceber que, embora alterado o alvo, a ostracização continua a ser feita: em função da religião, da cor, da sexualidade, das opiniões políticas e partidárias, em função da idade ou formação académica.
Somente há 20 anos...E ainda hoje...

Sem comentários:

Enviar um comentário