quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Debate "Reforma da Administração Local nas Freguesias"

Teve lugar no dia 21 de Novembro no Salão Nobre da Junta de Freguesia de Tamengos o Debate "Reforma da Administração Local nas Freguesias", organizado pela concelhia local do CDS-PP: desde já endereçando os parabéns pela iniciativa de discutir a questão, louvo o fato de, não obstante o cariz partidário, ter sido um espaço de discussão livre e ideologicamente descomprometido!
Além do muito bom painel de oradores, louvo a presença de autarcas - infelizmente, que não os de Anadia - e de muitos populares que, além de intervirem, mostraram que existe no Município quem efetivamente, queira contribuir para a vida cívica!
Não consegui compreender que não estivessem representado o PSD local, que não estivessem presentes, pelo menos, os Presidentes de Juntas de Freguesia! Representado esteve apenas a Concelhia do Partido Socialista, pelo seu Presidente, também Vereador na Câmara - o único vereador, sendo que também não foram vislumbrados Deputados da Assembleia Municipal, exceção feita ao Presidente da Concelhia do CDS-PP.
Qual a posição do PSD de Anadia? Porquê o total silêncio?
A intervenção de José Carlos Coelho, combinada com o seu artigo de opinião do Semanário da Região Bairradina deste semana, leva-me a colocar algumas questões:
O PS de Anadia, representado pelo seu Presidente, é contra esta Reforma ou contra uma reforma que conduza à redução de Freguesias no Município?
Pretende apresentar uma alternativa à existência de 13 Freguesias agregáveis em Anadia, resultante do Documento Verde?
Em que elementos se baseia a não posição do PS?
Que podemos retirar das palavras: "...admito que haja freguesias em que a população, democraticamente ouvida, encontre vantagem na agregação, Se assim for, pois que seja"?
É importante para os Munícipes que também o PS de Anadia contribua para uma discussão séria, não ortodoxa, sem receio de eventuais prejuízos eleitorais. O PS tem que participar neste esforço conjunto, ouvir as populações, atender aos desígnios nacionais e regionais e não se limitar, como já o fez (erradamente) antes, a "lavar as mãos".
E decerto o PS de Anadia o não fará!

Sem comentários:

Enviar um comentário