quarta-feira, 23 de abril de 2008

Comparativo

Os dados são reais e apontam no sentido que todos sabemos e que muitos teimam em negar. Ou não reagir à inação de forma coerente. A análise tem por base do Distrito de Aveiro, comparando todos os seus concelhos em diversos quadrantes.
Em termos populacionais, vemos que o concelho de Anadia está abaixo da média distrital no que respeita à taxa de crescimento efectivo e de crescimento natural, na taxa bruta de natalidade e mortalidade e indíce de envelhecimento (o pior do distrito): seja, a população do concelho de Anadia é cada vez mais velha, por força disso vem diminuindo, visto que, aliado ao número de óbitos crescente está associado um número de nascimentos cada vez mais reduzido. Em comparação com concelhos vizinhos (Águeda, Oliveira do Bairro e Mealhada) os dados são muito negativos: Anadia está, a olhos vistos, a perder terreno.
Somos dos concelhos do distrito de Aveiro com maior número de extensões de saúde, mas temos menor poder de compra que a média do distrito (sexto pior concelho na relação per capita e com uma diferença superior a 10%, para menos), sendo que apresentamos um parâmetro negativo neste campo se comparados com os restantes concelhos da Bairrada.
Somos o terceiro pior concelho do distrito no que toca ao acesso a sistema de drenagem de águas residuais (pior da Bairrada) e apenas 21% da população é servida por ETAR's (pior da Bairrada).
Somos dos quintos concelhos com mais médicos por 1000 habitantes (melhor da Bairrada), o segundo concelho do distrito com menor montante de crédito à habitação por habitante (sinal da ruralidade do concelho, em primeiro lugar, mas também da fuga de munícipes para concelhos vizinhos).
A estatística é oficial. As respostas, quais serão?


Sem comentários:

Enviar um comentário