terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Fazemos História!

Hoje, em Washington, todos os olhares se reunem.
Poucas vezes temos o privilégio de vermos História ser feita: hoje é um desses raros dias.
A "chegada do Homem à Lua", o funeral de Robbert Kennedy e de Martin Luther King Jr., a queda do Muro de Berlim, a libertação de Nelson Mandela, a eleição e tomada de posse de Barack Obama.
Não é um ser messiânico, não resolverá os problemas mais prementes do seu país num ápice, sequer num curto espaço de tempo; muito menos resolverá os problemas deste pequeno planeta a que se deu o nome Terra, muito embora de todos os quadrantes socio-políticos e religiosos se façam ouvir os gritos de apelo.
Com a confiança depositada nele, de forma quase irracional nalguns casos, muitos se sentirão defraudados, não satisfeitos, aborrecidos.
Obama fez surgir algo que estava há muito arredado de grande parte das pessoas: Esperança. Numa fase geracional na qual o pessimismo se instalou, em que muitos dos pilares das modernas sociedades, e não apenas as ocidentais, são questionados, em que formas ditas contracorrente da sociedade, cultura, economia, arte, ganham um relevo crescente. Na qual "a Máquina" tritura tudo à sua passagem, de forma avassaladora.
Foi devolvido o verdadeiro sonho americano, que inspirou gerações e gerações de estrangeiros: tudo é possível, basta querermos. A união de pessoas e valores suplanta todas as dificuldades que se nos coloquem.
De forma simples, mas comovente, "Yes, We can".
Todos estaremos com Obama.
Todos conseguiremos.

Sem comentários:

Enviar um comentário